ART.CONT em parceria com empresas que oferecem crédito para sua empresa:
O micro empreendedorismo tem sido uma grande fonte de geração de renda extra, empregabilidade para o brasileiro e desenvolvimento econômico do Brasil.
Devido a pandemia da Covid-19, que atingiu o Brasil em meio a uma crise econômica, muitas pessoas perderam seus empregos formais e buscaram alternativas para garantir uma fonte de renda, o que elevou o número de Microempreendedores Individuais (MEIs).
Entretanto, ser um microempreendedor no Brasil também não é uma tarefa fácil, muitos desses empreendedores têm dificuldades em conseguir crédito para investir em seus negócios. É nesse momento que o microcrédito, uma modalidade de empréstimo, pode ser a chave para impulsionar o micro empreendedorismo e a economia do Brasil.
O que é o microcrédito?
O microcrédito é uma forma de empréstimo voltada para pequenos empresários que não têm acesso aos empréstimos convencionais oferecidos pelos bancos.
Normalmente, o valor do empréstimo é reduzido, variando de R$ 150 a R$ 15.000, e as taxas de juros são mais baixas do que aquelas aplicadas pelos bancos convencionais.
A meta é encorajar pequenos negócios e a criação de renda, tornando o microcrédito uma alternativa viável.
Qual é a situação do micro empreendedorismo e do crédito no Brasil?
De acordo com o Sebrae, o Brasil possui cerca de 11,3 milhões de microempreendedores individuais, representando mais de 56% das empresas formais no país.
Além disso, o micro empreendedorismo tem sido a principal fonte de emprego formal, especialmente após a crise econômica de 2015, e desde então, continua a ser o setor que mais cresce.
O mesmo estudo indica que os MEIs geraram mais de 2,6 milhões de empregos formais no país desde 2015.
Assim, a ideia de utilizar “dinheiro emprestado” para lançar um pequeno negócio não é uma novidade para os brasileiros e, aparentemente, tem sido responsável pela construção de uma economia mais sólida, apesar de todas as adversidades.
Algumas vantagens referentes ao modelo de empréstimo pessoal online e suas aplicabilidades.
Investimento no seu negócio: com o dinheiro do empréstimo, é possível investir em equipamentos, estoque, marketing e outros aspectos fundamentais para o crescimento do seu negócio;
Aumento da lucratividade: com os investimentos realizados, o empreendedor tem a possibilidade de aumentar sua lucratividade e, consequentemente, sua renda;
Maior competitividade: investindo em seu negócio, o empreendedor pode tornar-se mais competitivo no mercado, conquistando novos clientes e ampliando sua base de negócios;
Fortalecimento da economia local: com o sucesso do negócio, há uma contribuição para o fortalecimento da economia local, gerando empregos e contribuindo para a arrecadação de impostos. Assim como a associação de serviços e produtos extras, como programas de indicação etc.;
Maior capacidade de pagamento: com o aumento da renda, o empreendedor tem uma maior capacidade de pagamento das parcelas do empréstimo.
Na tabela abaixo comparamos dados do empreendedorismo no Brasil usando microcrédito dos últimos anos:
Outra vantagem desses empréstimos é a inserção da instituição ou pessoa, no caso de um empréstimo pessoal, no mercado de crédito.
Uma vez que o histórico bancário, score ou mesmo a ausência deles geram grandes complicadores na hora de adquirir esse recurso financeiro.
Logo, pode ser extremamente útil para quem está iniciando um negócio e precisa de um pontapé inicial, começar pelo microcrédito efetivamente.
Uma vez que a construção desse histórico ou reescrevê-lo é mais acessível nessa modalidade de crédito, onde contam com a inovação do mercado de fintechs.
Como podemos ver, o histórico do empreendedorismo está associado ao microcrédito, como observamos na análise abaixo:
Como é possível ver, na tabela acima, os pequenos empréstimos podem fazer uma grande diferença para o micro empreendedorismo. Ao usar o microcrédito, é possível aumentar o número de empresas, gerar mais empregos e aumentar o faturamento anual com baixo risco de endividamento.
Quais as vantagens de iniciar um negócio através de empréstimos?
Se você está pensando em iniciar um pequeno negócio e precisa de recursos financeiros, confira abaixo algumas vantagens de se fazer um empréstimo para começar um pequeno negócio:
Possibilidade de investir em seu negócio mais rápido e aumentar sua renda;
Flexibilidade no prazo de pagamento, permitindo que o empreendedor possa escolher um período que se encaixe melhor em sua realidade financeira;
Possibilidade de obter capacitação e treinamento oferecidos pelas instituições financeiras que oferecem microcrédito;
Menor burocracia e facilidade de acesso ao crédito, o que é especialmente útil para quem tem dificuldades em conseguir empréstimos nos bancos tradicionais;
Possibilidade de quitar gradativamente as parcelas ao longo do tempo enquanto o novo negócio alavanca.
Agora que você entende mais sobre a relevância dos pequenos empréstimos para impulsionar seu negócio, confira as soluções que a ART.CONT, pode intermediar as empresas!